sábado, dezembro 09, 2006

To China,or not to China......?



Ainda não percebi se gosto da China ou não.
Não sei... gosto do Oriente, sem dúvida.... mas a China............. é complicado.....
Mercado algures em Cantão.... um sítio onde um indivíduo conseguiu a proeza de me perguntar umas seis vezes se eu queria comprar um portátil da Sony que ele tinha num saco..... provavelmente seria só a carcaça e por dentro estaria vazio... ao fim do sexto não acabou por perceber que afinal eu era ocidental mas não completamente estúpido.
E quando não eram computadores eram relógios, telemóveis que saltavam dos bolsos de sujeitos que apareciam vindos do nada.... ou até algumas insinuações menos próprias para meninas tão jovens, com duas ou três frases decoradas num inglês achinesado.......
Sem dúvida que isto não é Macau.... nem Zhuhai..... é China.....
Sou ocidental. Logo tenho dinheiro (errado) e quero gastá-lo em porcarias de computadores que saltam das malas de pessoas que não me parecem técnicos autorizados e estou disposto a entrar em aventuras sexuais com todas as chinesinhas engraçadas que estão na rua encostadas parede sim, parede não.....
Pode parecer ridículo..... mas para isto ser assim tem que haver muita gente que aceita...... o que já não me espanta em nada.... até porque não faltavam europeus, australianos e americanos pelas ruas.....
Mas é uma forma de ganhar a vida.
Os mercados chineses hão-de ser sempre uma experiência transcendental para mim. Ali passa-se tudo... mas mesmo tudo.....
Como será Pequim? Como será o interior profundo da China?
Está o Governo Central preocupado em ensinar boas maneiras aos habitantes de Pequim a tempo das Olimpíadas de 2008.... impossível! Não me conseguem convencer do contrário......
Que dizer mais....?
É a China.. eles são bem mais que nós... se calhar eles é que estão certos..... 1,3 mil milhões de pessoas não podem estar tão erradas...... ou tão equivocadas......

Sem comentários: